domingo, 21 de junho de 2009

Democracia à arte no Gamboa Nova

Desde 1974 o Teatro Gamboa Nova abre suas portas para o público e as cortinas para a arte. Mesmo de forma intermitente, a Gamboa é um centro cultural onde arte é democratizada, coisa que precisamos : o acesso aos bens culturais artísticos. O minúsculo e aconchegante teatro é um ambiente tão pequeno quanto confortável; com dois espaços para platéia, inferior e superior. Com cadeiras de vime e forrada com pano vermelho, assim como as cortinas, o que dar uma sensação de familiaridade pela proximidade entre público e palco; parece até uma casinha de boceca.

O Gamboa Nova se destaca pelos bons espetáculos de música, teatro, dança e exposições gerais. O preço simbólico de cinco reais (preço único) é para levar todos a conhecer o mundo mágico das artes. De quinta à domingo tem espetáculo; pela semana o espetáculo é musical, sempre às 20 horas e com o mesmo valor de cinco reais, além de contar, também, com teatro infantil que é sempre às 17 horas, mas esse sempre sábados e domingos.

Ontem fui à primeira vez ao Teatro Gamboa Nova e fiquei encantado pelo local. O espetáculo foi Quem tem medo de D. Margarida? Um monólogo com a atriz Cecília Moura. D. Margarida é uma professora no primeiro dia de aula (a classe é a platéia) do quinto ano ginasial. Com métodos autoritários, a professora é uma mulher desequilibrada que ensina que forma muito estranha biologia, história, português e matemática. Segundo D. Margarida, seu método pedagógico é uma salvação para a humanidade. O espetáculo é muito interativo e humorado e a atriz Cecília Moura é uma proeza na arte da interpretação.

O Tetro Gamboa Nova Fica na Rua Gamboa de Cima, Aflitos, próximo ao Campo Grande, atrás do Teatro Vila Velha. Para ver a programação da semana acesse: http://www.teatrogamboanova.com.br/

2 comentários:

Joedson Silva disse...

Em nome da Trup Errante. agradeço os comentários e elogios. Continue pintando nos teatros de Salvador. E, aproveitando, recomendo assistir "Atire a Primeira Pedra", em cartaz até o dia 28/06, às 20 horas, no Teatro Jorge Amado. Informações: 71 8745 4878. Grande abraço.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog e obrigado pelas palavras sobre o Gamboa Nova. Renan, seja sempre bem-vindo ao espaço que tanto agita a cena cultural de Salvador.
Maurício Ferreira, assessor de imprensa do Teatro Gamboa Nova.