quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O que essa carioca tem?


No atual cenário musical, que a indústria fonográfica anda em crise há muito tempo, e não se arrisca, como antes, a lançar qualquer artista; e mesmo os veteranos viraram ( ou sempre foram) produtos de mercado.

Deste desastre musical no Brasil, uma carioca coloca inveja em qualquer outro artista: Marisa Monte.

A moçoila sabia do seu potencial desde cedo. Enquanto cantores, em inicio de carreira, sonham assinar contrato com gravadora, Marisa recusou, aos 17 anos, contrato com a Polygram e foi estudar canto lírico na Itália.

Voltou como um furacão. Em 1988 o Brasil cantava de cor “Bem que se quis”, mostrando que não é qualquer cantora efêmera. O seu apogeu veio em 94 quando lançou “Verde, Anil Amarelo e Cor de Rosa e Carvão”, consagrando-a como maior cantora brasileira.

Marisa Monte e, talvez, a única cantora que a gravadora não manipula, não enlata para vender; não está todo dia no Faustão, nem em capa de revista de fofoca. Não grava CD todo ano; muito pelo contrário, ficou seis anos sem gravar (solo), e voltou ano passado com dois cd´s inéditos( Universo ao meu redor e Infinito Particular), que custam, na loja, R$ 40,00 cada, e vendeu como banana.È muita ousadia mesmo.O ingresso de seu show custa em media R$ 150,00 e acaba uma semana antes.

Respaldo que não faltam a essa carioca que se juntou, em 2003, a Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, virando a cabeça do Brasil e de mais 40 paises com os Tribalistas, sucesso de critica e venda.

Compositora de mão cheia, com requinte na escolha de seu repertorio, Marisa é ainda a única cantora que a gravadora não lança coletâneas desnecessárias, afim de preservar sua obra, e também a única a ter toda discografia em vídeo; suas músicas entram nas rádios e não sai mais; rompe barreiras sociais, e entra na casa de todas as classes, sem se tornar uma cantora “popular”.Não é pra qualquer uma.

Resumindo, Marisa Monte, grava quando bem entender, lança quando quiser, canta o que bem quer, é a cantora com shows e discos mais caros do mercado. O resultado são discos excepcionais, que a coloca no patamar mais alto da elite das grandes cantoras brasileiras.

Nenhum comentário: