quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Vanessa da " Lata"


Vanessa da “Lata”

Não tenho duvidas, assim como grandes críticos de música no Brasil, em dizer que Vanessa da Mata, foi a maior revelação da Música Popular brasileira nos últimos dez anos.A jovem menina de 29 anos, da pequena cidadezinha de Alto Garças, no Mato Grosso, com uma voz delicada e meiga, não fez feio com seu primeiro disco, em 2002, com musicas belíssimas e simples, tudo do jeito peculiar brasileiro de fazer musica,que parecia um livro de poesia cantada por ela, um dos melhores discos que já ouvi.
A característica mais marcante de Vanessa da Mata, além da doce voz, “era” do seu jeito de simples de vestir, pelo menos em público. Com saias longas bordadas, de tecido fino e leve, batas, colorares, uma flôr no cabelo no seu enorme cabelo crespo, e sempre descalça, demonstrava originalidade, como,ainda hoje, veste-se a cantora baiana Mariene de Castro.
A cantora acaba de lançar seu terceiro trabalho, num formato diferente, para baratear dividiu o disco em dois: faixa de 1 a 5 em um CD e de 6 a12 no outro, cada qual custando R$ 10,00.
O musica de trabalho é uma que canta com Ben Raper. Quem diria agora ela canta até em inglês com o cantor.
Vanessa perdeu a originalidade em seu trabalho, não percebeu que virou brinquedo da sua multinacional gravadora. O que acontece é que a gravadora quer, de uma vez por todas, popularizar o cantor americano no Brasil, que ninguém nunca ouviu falar antes, e acho que nem a própria Vanessa; primeiro trouxeram o tal cantor para o festival de verão de salvador deste ano, uma semana depois as lojas já exibiam seus CD´s, agora aparece cantando em todas as rádios, com a Vanessa, que se tornou cantora popular.
Vanessa também perdeu a originalidade da simplicidade, agora transformaram a garotinha interiorana em urbana; usa calça jeans, jaqueta, salto alto, maquiagem cabelo engomadinho, canta em inglês e virou produto enlatado nas mãos da indústria fonográfica, como Ana Carolina, tudo do jeito que o diabo gosta.
Só espero que Mariene de castro quando estiver no apogeu no sucesso não repita o filme da menina urbana mimada.

Nenhum comentário: