terça-feira, 30 de outubro de 2007

Romário deu show na Suiça

Contagem regressiva. Hoje, na Suíça, a FIFA confirmou o Brasil para receber a copa de 2014.Os brasileiros urraram de alegria, no país do futebol e de tantos outros males também.
Achei curiosa a presença do escritor e bruxo, Paulo Coelho; será que ele foi fazer mandinga para vencer-mos a copa? Muito mais curioso, e risível, foi Romário, de palitó e gravata, que não sabia para onde olhar nos discursos cívicos de seus patriotas e os demais; bem notório seu desconforto naquele ambiente sofisticado permeado de intelectuais, políticos, jornalistas, câmeras e maquinas fotográficas de todo mundo. Talvez tenha ficando infeliz quando Lula lembrou seu gol na final da copa de 1994 contra os Estados Unidos, mas mencionou posteriormente a existência de Pelé, como contribuição infinita para o futebol brasileiro.
Ao sentar todos a mesa, para discurso formal, Romário foi o último discursar. Aparentemente tímido, e sem graça, pela clara pobreza de vocabulário e dicção, gaguejou, errou o emprego das palavras e na postura, falou aquela frase mágica para aqueles que não sabem dizer nada: “eu não tenho muito que falar, pois tudo o que eu queria dizer já foi dito antes. Mas mesmo assim fez um curto comentário sobre o povo brasileiro, melhor ali representado pelo seu analfabetismo.

Nenhum comentário: